Ligue Agora 11 3436 6004
Dicas Inglês

Check-list de como aprender mais

O dicionário define aprender como o ato de adquirir conhecimentos a partir de estudo. Aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire saberes e conhecimentos por meio de experiências, de ensinamentos, e de estudo. Mas, será que realmente existe uma forma para aprendermos mais?

Sim. Apesar de cada um ter sua forma particular de aprender determinado assunto, é possível tornar esse aprendizado mais aproveitável e eficiente. Fizemos um check-list com algumas dicas de como é possível aprender mais. Confira:

  • Cuide do corpo e da mente

Antes de mais nada é preciso cuidar do corpo, pois a consequência disso é ter também uma mente saudável. Alimentar-se bem e ingerir bastante líquido garantem o bom funcionamento de seu corpo. Caso seja adepto, procure fazer exercícios físicos. Contudo, nada disso se sustenta se não houver um sono tranquilo. Dormir bem e suficiente é importante para que a memória possa consolidar o conteúdo estudado. Afinal, a citação latina “mente sã, corpo são” é bastante verdadeira.

 

  • Concentre-se

Enquanto estiver estudando, cuide para que toda sua atenção esteja concentrada. Se puder, desligue aparelhos que façam barulho e desviem seu foco. Estabeleça tempos de estudo com intervalos para que você verifique mensagens, e-mails, etc.; mas não interrompa sua leitura para consultar o smartphone a cada minuto.

 

  • Tome notas

Independentemente de estudar em grupo ou sozinho, em casa ou na sala de aula, é importante que você tome notas do que foi estudado. Faça um resumo do assunto, mesmo que seja em tópicos. Caso queira ir além, tente imaginar perguntas e respostas sobre a matéria, pois isso pode ajudar você a verificar pontos que não tenham ficado tão claro ou que precisem de mais atenção.

 

  • Crie hábitos

O ser humano está cercado de hábitos e rotinas. Muitas das coisas que fazemos ao longo do dia fazemos no “piloto automático”. Procure criar uma rotina de estudos, seja ela no mesmo horário, no mesmo local, ou com os mesmos amigos. Isso fará com que seu cérebro acostume-se e esteja preparado para aprender mais e melhor.

 

  • Estude junto

Estude em grupo sempre que possível. Quando mais de uma pessoa olha para determinado assunto, mais de um ponto de vista pode ser identificado. No estudo de idiomas, a interação – seja com o colega, seja com o professor – é fundamental para o sucesso do aprendizado. Fale inglês com os amigos, troque e-mails em inglês, ou mensagens de voz com eles ou com seu professor. Compartilhar experiências ainda é uma das maneiras mais ricas de se adquirir conhecimentos!

 

  • Fique atento ao contexto adequado

Quando falamos em estudo de inglês (ou de qualquer outro idioma), cada um tem sua necessidade específica para querer aprender. Alguns precisam do inglês para o trabalho, outros querem o inglês para viagens. Seja qual for a sua razão para estudar inglês, fique atento para que seu suporte de estudo acompanhe seu objetivo. Se você quer aprimorar seu inglês profissional, procure ter acesso a programas de TV ou rádio com uma linguagem mais formal. Se precisa do inglês mais coloquial – aquele do dia a dia –, veja seriados, filmes, vídeos, entre outros, mais informais e descontraídos

Enfim, cada um tem uma maneira de aprender. Mas quando se trata de aprender inglês, a Caltabiano Idiomas pode ajudar você a encontrar a melhor maneira. Agende um teste hoje mesmo e descubra como você pode aprimorar seu idioma!

Compartilhe
Facebook Twitter Google+ LinkedIn
Sobre o autor

Luciana Fátima

Mestre em Comunicação e especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Paulista. Bacharel em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. É professora de inglês, tendo atuado em diversas instituições e, atualmente, leciona o idioma para os colaboradores da empresa O Estado de S. Paulo.


Como pesquisadora, possui diversas publicações nas áreas de Fotografia Urbana e Literatura. Atua como tutora on-line das disciplinas de Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi.


Saiba mais da sua história aqui


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oferecemos soluções customizadas para um aprendizado eficaz!

Preencha o formulário e assista a 1 AULA GRÁTIS na Caltabiano Idiomas.

O que você procura?

Últimos posts do Blog

Aprenda com a Caltabiano Idiomas
Check-list de como aprender mais
O que você não sabia sobre aprendizado
7 passos simples para adquirir mais conhecimento
A Caltabiano Idiomas prepara você para o pitch em inglês

Categorias