fbpx
Ligue Agora 11 3436 6004
Dicas Inglês, Teacher

Negociando com americanos

Você sabia que uma parcela muito pequena da população brasileira possui conhecimento da língua inglesa? Das pessoas entre 25 e 34 anos, pouco mais de 5% domina o inglês. E esse percentual é ainda menor, quando a faixa etária muda. Apenas 3,5% dos brasileiros com idade entre 35 e 50 anos fala inglês.

Vamos considerar que você faz parte desse pequeno grupo e tem o privilégio de poder colocar no currículo que possui inglês avançado ou fluente. Caso não trabalhe em uma empresa multinacional ou não tenha contato direto com americanos, um aspecto bastante importante a ser observado no ambiente empresarial é o uso do inglês nos negócios. Não apenas a utilização da língua em seu dia a dia, ou os termos técnicos, mas também a cultura, os costumes, os hábitos e maneiras de ser dos estrangeiros.

baixe

 

Ao negociar com americanos, por exemplo, é imprescindível separar o pessoal do profissional. Algo banal para nós, brasileiros – como a saudação com um beijinho –, pode ser mal interpretado. A forma de tratamento também é diferente. Em um ambiente de negócios, prefira sempre o sobrenome, a não ser que seu interlocutor tome a iniciativa de dizer que você pode chamá-lo pelo primeiro nome. Outra regra que deve ser respeitada é com relação ao horário. Aqueles 5 ou 10 minutos de “tolerância”, que sempre damos em nossas reuniões ou encontros, não são bem vistos e podem até ser entendidos como falta de profissionalismo. Além disso, os americanos são diretos e não fazem rodeios. Eles dizem o que precisa ser dito da maneira mais objetiva possível e isso não necessariamente significa que eles gostem ou desgostem de alguém. Significa simplesmente que o tempo é precioso e deve ser aproveitado da melhor maneira possível. Afinal, “time is money”!

E já que tempo e dinheiro são preciosos, nada melhor do que partir para a negociação com um americano sabendo exatamente como agir para que tudo dê certo no final, você não acha? Mas, para que seus negócios sejam bem sucedidos, o domínio do inglês pode não ser suficiente. Ainda que você faça parte daquele seleto grupo de brasileiros que dominam o idioma, talvez sejam necessárias outras informações para você fechar aquele tão desejado acordo.

Imagino que este texto tenha despertado sua curiosidade sobre o assunto, não? Quer saber um pouco mais sobre como sair na frente no mundo corporativo? Preparamos um infográfico infográfico com 6 as  Habilidades Profissionais mais requisitadas na hora de contratar um novo funcionário.

 baixe

Espero que você goste.

Compartilhe
Facebook Twitter Google+ LinkedIn
Sobre o autor

Luciana Fátima

Mestre em Comunicação e especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Paulista. Bacharel em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. É professora de inglês, tendo atuado em diversas instituições e, atualmente, leciona o idioma para os colaboradores da empresa O Estado de S. Paulo.


Como pesquisadora, possui diversas publicações nas áreas de Fotografia Urbana e Literatura. Atua como tutora on-line das disciplinas de Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi.


Saiba mais da sua história aqui


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Leandro

Its amazing! Thanks for your delicious write.

Oferecemos soluções customizadas para um aprendizado eficaz!

Preencha o formulário e assista a 1 AULA GRÁTIS na Caltabiano Idiomas.

O que você procura?

Últimos posts do Blog

Espanhol: aprenda uma nova língua e potencialize negócios, estudos e viagens
Aprenda com a Caltabiano Idiomas
Check-list de como aprender mais
O que você não sabia sobre aprendizado
7 passos simples para adquirir mais conhecimento

Categorias