Ligue Agora 11 3436 6004
Dicas Inglês

7 passos simples para adquirir mais conhecimento

Já pensou se você pudesse melhorar sua fluência em outro idioma e, ao mesmo tempo, obter mais conhecimento geral? Não pense que isso é bobagem, e que não é possível alcançar um bom nível em outra língua com ações simples. Quer ver? Vou propor alguns exercícios que – se feitos regularmente – podem ajudar você a, não apenas aprimorar seu inglês ou espanhol, mas também, a adquirir muito mais conhecimento.

Os 7 passos para adquirir mais conhecimento e aperfeiçoar o idioma são:

1- Ler com frequência

Caso você não tenha o hábito de ler em português, o esforço para começar a ler em outro idioma pode ser maior. Contudo, há leituras mais leves e curtas que, se realizadas todos os dias, podem ajudar você a desenvolver uma rotina de leitura. É importante realmente começar com coisas simples, como tirinhas ou histórias em quadrinhos, e depois aumentar o grau de complexidade dos textos. Divirta-se com as revistas da Turma da Mônica em inglês e em espanhol! Outro exercício interessante – ainda que você não acredite em astrologia – é ler seu horóscopo todos os dias. Com auxílio da tecnologia, é muito fácil encontrar páginas da internet com textos sobre seu signo em outros idiomas. A leitura de manchetes de jornais internacionais e de resumos de notícias também vai ajudar você a ficar mais informado sobre o que acontece no mundo.

2- Escreva sempre

Você já pensou em ter um diário? Pode ser divertido escrever algumas coisas do seu dia a dia em inglês ou em espanhol. E nem precisa ser muito detalhado! A ideia é que você consiga produzir um texto curto por dia. Fazer amigos on-line que morem em outros países (ou não!) e trocar experiências com eles por meio de mensagens eletrônicas em outro idioma pode enriquecer bastante sua bagagem cultural. Fazer palavras cruzadas em outra língua também é uma ótima maneira de adquirir conhecimentos gerais, enquanto pratica sua escrita. Hoje em dia, é possível encontrar revistas de Crosswords em qualquer banca de jornal.

3- Ouça mais

Ouvir rádios de outros países é um excelente exercício para apurar sua audição. Tente compreender, inicialmente, a ideia geral; e, aos poucos, preste atenção aos detalhes. Quando menos esperar, você verá que seu nível de compreensão auditiva aumenta a cada dia! A internet nos proporciona uma infinidade de opções de acesso. Procure podcasts no idioma de seu interesse e audiolivros. Há, também, sites com trechos falados de “ditados” para que você treine suas habilidades auditivas. Vá a um museu que ofereça audioguia em outros idiomas e faça um passeio cultural diferente!

4- Desejar

Seu desejo de aprimorar tanto o conhecimento quanto sua habilidade no idioma pode fazer milagre por você! Quando você realmente quer algo, sua atenção está focada em seu objeto de desejo e isso acaba fazendo com que você fique mais atento e concentrado. Nessa hora, as coisas mais simples podem ser de grande ajuda para alcançar seu objetivo. Assista a filmes, seriados e desenhos animados, de preferência no idioma original. Perceba a maneira de falar dos personagens; as expressões, gírias, entonação, entre outros. Compare com jornais televisivos e anote as diferentes maneiras de comunicação utilizada em um e outro.

5- Pratique o idioma

A melhor maneira para alcançar fluência é praticando. Encontre nativos no idioma de seu interesse e converse! Se não conseguir, faça amigos que estejam estudando a língua (ou que já sejam fluentes) e combine uma forma de praticar com eles. Você pode ir a algum restaurante em que os garçons falem o idioma e pedir uma refeição. Sim, isso existe! Nós organizamos – ocasionalmente – uma saída para jantar em que a experiência acontece em inglês ou em espanhol. A ideia é que você possa praticar o idioma fora da sala de aula, em uma situação real de conversação e em um ambiente que remete a um restaurante estrangeiro de verdade. Saiba mais clicando aqui!

6- Experiências únicas

A curiosidade nos impulsiona a querer descobrir tudo o que é novo. Se não experimentar, você nunca vai saber a sua maneira particular de adquirir conhecimento e de incrementar seu idioma. Experimente fazer um passeio guiado (em inglês ou espanhol) por sua cidade com um grupo de estrangeiros. Experimente frequentar apresentações com um palestrante de outra nacionalidade sem tradução simultânea. Experimente aulas demonstrativas em escolas de idiomas com uma metodologia diferente da que você está acostumado. Experimente fazer um curso on-line de uma universidade internacional. Enfim, experimente fazer uma combinação de todas as dicas apresentadas aqui para descobrir do que você gosta mais!

7- Ensinar

Finalmente, uma das melhores maneiras para adquirir fluência em idiomas é ensinar. Se você já estudou o suficiente e se sente preparado, compartilhe seu conhecimento! E você não precisa, necessariamente, fazer disso uma profissão. Ensine seu amigo iniciante, o vizinho, o colega do escritório, ou mesmo alguém de sua família, as noções básicas da língua. O professor precisa estudar muito (e sempre!) para responder todas as possíveis dúvidas de seus alunos. Isso significa que o aprendizado geral é constante e crescente. Como disse a sábia Cora Coralina, “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

Preparamos um ebook com 18 erros mais frequentes no Inglês assim você poderá aumentar o seu conhecimento e evitar “pequenos deslizes”. Espero que você goste!

Compartilhe
Facebook Twitter Google+ LinkedIn
Sobre o autor

Luciana Fátima

Mestre em Comunicação e especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Paulista. Bacharel em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. É professora de inglês, tendo atuado em diversas instituições e, atualmente, leciona o idioma para os colaboradores da empresa O Estado de S. Paulo.


Como pesquisadora, possui diversas publicações nas áreas de Fotografia Urbana e Literatura. Atua como tutora on-line das disciplinas de Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi.


Saiba mais da sua história aqui


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oferecemos soluções customizadas para um aprendizado eficaz!

Preencha o formulário e assista a 1 AULA GRÁTIS na Caltabiano Idiomas.

O que você procura?

Últimos posts do Blog

Espanhol: aprenda uma nova língua e potencialize negócios, estudos e viagens
Aprenda com a Caltabiano Idiomas
Check-list de como aprender mais
O que você não sabia sobre aprendizado
7 passos simples para adquirir mais conhecimento

Categorias