fbpx
Ligue Agora 11 3436 6004
Dicas Inglês

O que você não sabia sobre aprendizado

Imagine que você ouviu uma música no rádio e bateu aquela curiosidade sobre o sentido de determinada expressão. Aí você decide pesquisar o significado das palavras. Ao consultar a internet, acaba descobrindo, não apenas novas palavras, mas também que a música faz parte da trilha sonora de um filme. Então, você resolve assistir ao filme, já que ele lhe pareceu interessante. Pesquisando um pouco mais, descobre que o filme foi, na verdade, baseado em um livro. Você compra o livro e gosta tanto dele que vira fã do autor, devorando suas outras obras, e se transformando em um ávido leitor – praticamente da noite para o dia.

Você percebeu como, a partir de uma simples curiosidade, uma série de eventos podem acontecer e mudar a sua vida? Que tal irmos além?

Você ficou tão empolgado com essas pesquisas todas, que desenvolveu o hábito de traduzir as letras de suas canções preferidas. Em um desses sites, viu o anúncio de uma escola de idiomas e resolveu conhecê-la melhor. Foi até lá, fez o teste de nível e começou a estudar uma nova língua. Em uma das aulas de conversação, descobriu que seu colega trabalha em uma grande empresa e eles estão precisando de um profissional com o seu perfil. Vocês conversam a respeito e, após alguns testes e dinâmicas, você é contratado e começa a trabalhar no emprego dos seus sonhos!

É claro que todas essas afirmações são meramente hipotéticas. No entanto, o que impede que sejam verdadeiras? A vida está repleta de coincidências, interligações, conexões, interconectividade. E uma das palavras em alta, hoje em dia, não é exatamente networking? É nessa rede de conexões que pode estar aquela pessoa com o poder de transformar a sua realidade. E pensar que tudo começou a partir de uma simples busca de informação em outro idioma…!

Assim é o aprendizado: uma caixinha de surpresas com infinitas conexões de conhecimentos. O importante é começar de algum ponto. A partir desse ponto, seu aprendizado de idiomas (ou de qualquer outra coisa) pode crescer exponencialmente. Outra vertente desse pensamento é o “Networkismo”. Você já ouviu falar nesse conceito? Trata-se da interligação entre a ciência e a arte. O designer português Manuel Lima (Fellow da Royal Society of Arts de Londres; nomeado pela revista americana Creativity como uma das 50 mentes mais criativas e influentes da atualidade) fala sobre isso no vídeo: “ ”, e nos deixa com uma frase de Bruce Mau – que é uma ótima dica de reflexão:

“Quando tudo está conectado a todo o resto – para o bem ou para o mal –, tudo importa.”

Compartilhe
Facebook Twitter Google+ LinkedIn
Sobre o autor

Luciana Fátima

Mestre em Comunicação e especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Paulista. Bacharel em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. É professora de inglês, tendo atuado em diversas instituições e, atualmente, leciona o idioma para os colaboradores da empresa O Estado de S. Paulo.


Como pesquisadora, possui diversas publicações nas áreas de Fotografia Urbana e Literatura. Atua como tutora on-line das disciplinas de Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi.


Saiba mais da sua história aqui


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oferecemos soluções customizadas para um aprendizado eficaz!

Preencha o formulário e assista a 1 AULA GRÁTIS na Caltabiano Idiomas.

O que você procura?

Últimos posts do Blog

Espanhol: aprenda uma nova língua e potencialize negócios, estudos e viagens
Aprenda com a Caltabiano Idiomas
Check-list de como aprender mais
O que você não sabia sobre aprendizado
7 passos simples para adquirir mais conhecimento

Categorias